top of page
Buscar

TESTAMENTO VITAL EM MOMENTO DE PANDEMIA

Muitas famílias, quando se veem diante de um diagnóstico de doença grave, como o COVID-19, que poderá levar um dos seus membros a morte, tomam a decisão de não falar sobre esta hipótese como forma de proteção.


A Doutora LUCIANA DADALTO em sua obra Testamento Vital ( 5ª edição, página XIII/XIV) comenta que “a consciência da morte é o que nos faz humanos. Ela não é um problema e nem uma coisa maravilhosa. É apenas um fato: a morte.”


Entretanto, na sociedade contemporânea ainda é um grande tabu falar da morte. Porque há uma fantasia de que “falar de morte é atrair a morte?” NÃO, é planejar e avaliar o que importa no final da vida. Muitas pessoas verbalizam isto, mas não formalizam, o que delegará esta decisão para a família.


Para fazer valer a vontade da pessoa no seu fim de vida, o direito apresenta o testamento vital, que é uma forma de diretiva antecipada de vontade.


Então, o testamento vital é um documento redigido por uma pessoa no pleno gozo de suas faculdades mentais, com o objetivo de dispor acerca dos cuidados, tratamentos e procedimentos que deseja ou não ser submetida quando estiver com uma doença ameaçadora da vida, fora de possibilidades terapêuticas e impossibilitada de manifestar livremente a sua vontade.


Este assunto ganha ainda mais relevância quando se tem o conhecimento dos dados trazidos pela OMS, qual seja: que 60% das pessoas no mundo vão morrer de alguma doença crônica, como por exemplo doenças cardiovasculares, câncer, Diabetes Mellitus, Doenças Respiratórias Crônicas.


A partir desta estatística vejam o quanto é importante entender a morte, não apenas como um evento, mas sim como um processo de morrer. Isto vai então exigir que pacientes e médicos busquem alternativas a prática mais comum e corriqueira, que é a distanásia, que é a prática médica de prolongamento da vida.


Bem, por este breve texto é possível perceber a complexidade desse tema e como exige um estudo multidisciplinar.


Hoje, foi introduzida a temática, que será aprofundada gradativamente nos próximos textos que virão. Fique ligado!



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page