Mentoria para advogados

Buscando apresentar a mentoria, apresento a seguir um pouco da minha trajetória profissional:

 

A minha trajetória profissional foi mudando um pouco no decorrer dos 23 anos da conclusão do curso de Bacharel em Direito. Comecei atuando em casos de Direito das Famílias, mas depois fiquei alguns anos afastada. Paralelo ao escritório, busquei aprofundar minha formação acadêmica com especialização em Direito Público e Mestrado. Fui professora por alguns anos e, hoje, sou convidada para ministrar aulas em cursos de psicologia com os temas da adoção, guarda e convivência dos filhos.

Desde 2008, então, estou atuando, exclusivamente, com demandas que envolvem Direito das Famílias, Sucessões e Cível, este com destaque em processos de curatela. Eu tinha uma inquietude ao perceber que o Direito não dá todas as respostas para as famílias que necessitam do jurídico para resolver alguma questão.  Assim, ouvindo a minha irmã Gabriela, que é psicóloga, fui atrás de cursos na área da psicologia. Em 2010 cursei no Instituto da Família/INFAPA o primeiro ano da terapia familiar sistêmica. A minha amiga, terapeuta de família e assistente social Rosane Brusius de Moraes me convidou para palestrar no CONGRESSO DA AGATEF, em 2016 na cidade de Gramado/RS.

Há 11 anos realizo estudos contínuos na área da psicologia com objetivo de ter uma escuta qualificada para a queixa do meu cliente. Entendo que quem trabalha com famílias precisa ser sistêmico no sentido de encontrar nas outras áreas parcerias para a melhor compreensão do indivíduo e da dinâmica familiar. Em 2020, iniciei a especialização em psicologia jurídica que está auxiliando, mais uma vez, numa perspectiva interdisciplinar do direito como forma de promover saúde às pessoas. Nesta especialização estou pesquisando o impacto do luto nos procedimentos de inventário.

Objetivo: Auxiliar advogados a obterem uma condução mais assertiva de seus casos, através de uma visão qualificada para as queixas de seus clientes. 

 

Formato da mentoria: Os encontros possuem duração de 1h (uma hora), podendo ser individual ou em grupo de até 03 pessoas que tenham o mesmo tema envolvido no seu caso. Durante este encontro será analisado o caso, levantando possibilidades de condução a partir da legislação e da jurisprudência, e, inclusive, sobre a postura do advogado perante o cliente.

 

Valor da Hora: R$ 400,00.

Consultoria Jurídico-Psicológica para Advogados

Banner Consut.jpg

Objetivo: auxiliar o advogado que, no anseio de realizar justiça, acaba optando por estratégias não tão assertivas na condução do processo judicial.
 

Formato da Consultoria: O advogado segue responsável pela causa, mas recebe aconselhamento e assessoria em um ambiente sigiloso e profissional. A consultoria ocorre através de reuniões contabilizadas por hora, podendo ocorrer na sede da DUO no escritório do advogado ou até mesmo online.
 

Conceito: Os advogados de família são constantemente desafiados a lidar com as mudanças e a complexidade das famílias, conduzindo situações muito delicadas. Normalmente são procurados pelos clientes quando existe raiva, urgência e cargas emocionais intensas. A resolução desses casos envolve não só os aspectos jurídicos, mas também emocionais, e muitas vezes, o advogado não está suficientemente instrumentalizado para enfrentar o processo.

DEPOIMENTO:

"Muito importante a consultoria, pois muitas vezes nós advogados estamos focados somente no direito e esquecemos algumas questões elementares que envolvem os litigantes, tais como raiva, rancor, ódio. Também podemos nos deixar influenciar por algumas questões trazidas por uma das partes, como por exemplo uma suspeita de abuso sexual, que ao fim e ao cabo pode se mostrar inverídica. O suporte psicológico às partes e com o acompanhamento do advogado é muito salutar e importante”.
 

Ubiratan Costa Vieira – Advogado -  OAB/RS 36.935

Supervisão para Psicólogos

Duo- Supervisão para Psicólogos.jpeg

Objetivo: Trazer conceitos jurídicos e explicar o funcionamento de processos judiciais para o psicólogo. Facilitar a condução da demanda trazida pelo paciente através de uma perspectiva interdisciplinar.

Formato da Consultoria: A consultoria ocorre através de reuniões contabilizadas por hora, podendo ocorrer na sede da DUO ou no consultório do psicólogo ou até mesmo online. Os encontros possuem, então, duração de 1h (uma hora), podendo ser individual ou em grupo de até 03 pessoas que tenham o mesmo tema envolvido no seu caso.

Conceito: O psicólogo, que atua como terapeuta familiar, de casal, de crianças e com enlutados, está constantemente sendo desafiado a lidar com as mudanças e a complexidade das questões emocionais do ciclo vital de seu paciente-família.

Além disso, o paciente, como a grande maioria das pessoas, pode estar vivenciando um momento delicado de sua vida que pode lhe suscitar uma tomada de decisão na esfera jurídica. 

Exemplos: o paciente que sofre com desgaste no casamento e possui fantasias do divórcio como algo destrutivo; o paciente tem um familiar com alguma doença psiquiátrica e possui dúvidas sobre concretizar um pedido de curatela; um paciente que discorda da mãe do seu filho sobre a escola que o filho vai estudar; um paciente que está vivendo um luto e enfrenta dificuldades no relacionamento familiar em razão da partilha da herança.

Pensando nisso, ou seja, no jurídico como parceiro do psicológico na condução de impasses trazidos pelo paciente, surgiu o trabalho na DUO de supervisão para psicólogos. A proposta é trazer conceitos jurídicos para o psicólogo e com isto pensar em possíveis alternativas para uma boa condução da demanda pontual trazida pelo paciente.

Ao invés do paciente buscar uma consulta jurídica, que pode ser muito difícil num primeiro momento, o psicólogo que busca, então, trazer algumas informações para ampliar as possibilidades e com isto aliviar a ansiedade vivenciada naquela situação.

Com isso, o próximo passo para a tomada de decisão de ver o advogado como um orientador e consultor poderá ser mais leve e até melhor receptivo para o sujeito.

Valor da Hora: R$ 400,00.