top of page
Buscar

OS ESTILOS PARENTAIS NOS PROCESSOS DE DISPUTA DE GUARDA DOS FILHOS

Quando um pai ou uma mãe busca orientação jurídica porque estão vivendo uma situação de desgaste ou conflito com o pai ou a mãe do seu filho, nós advogadas percebemos que, algumas vezes, as queixas estão baseadas em diferenças no estilo parental de cada um deles.

O pai ou a mãe pode ser mais rígido em limites e nas combinações, enquanto outro mais permissivo e mais negociador com o filho. Essas posturas têm reflexos diferenciados dependendo da faixa etária que está o filho. Por exemplo, na adolescência é aconselhável que os pais estejam mais próximos do filho e exercitem um perfil mais flexível. Num outro momento, uma atitude mais firme pode fazer toda a diferença.

Outra queixa mais recorrente está na divergência entre os pais sobre a escolha da escola, ou seja, para um pode ser que o valor da mensalidade seja o ponto decisivo, enquanto para o outro será a localização com a proposta pedagógica. Para um deles é relevante que o filho estude uma língua estrangeira, e até faz sacrifício financeiro para que isto aconteça, enquanto para o outro isto não é valorizado e até não estimula que o filho frequente as aulas.

Por esse contexto, nós advogadas temos conhecimento de que o jurídico não dará a resposta satisfatória para um conflito como esses. É recomendável que os pais com o filho busquem acompanhamento psicológico; que os pais sejam ouvidos nos seus pontos de vista, o filho tenha também um espaço de escuta; a psicóloga será uma facilitadora para que os pais percebam as suas atitudes e consigam tomar decisões mais assertivas sobre a educação do filho.

Dessa forma, o jurídico entrará como um parceiro para formalizar o desejo dos pais agora em mais sintonia sobre o melhor interesse do seu filho.

Gostou? Então, venha conferir meus outros textos clicando no link da minha bio.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page