top of page
Buscar

COMO O SERVIÇO SOCIAL PODE CONTRIBUIR NOS PROCESSOS DE CURATELA?


A procura por processos de curatela tem aumentado gradualmente, que talvez se explique por uma razão principal: estamos envelhecendo, vivendo mais e precisando de auxílio para administrar bens e cuidar da saúde.

Sendo assim, o processo de curatela tem a finalidade de proteção do curatelado, que está, temporariamente ou definitivamente, com limitações que lhe impeçam de zelar pelos seus rendimentos, pelo patrimônio, e pelo tratamento que possa estar enfrentando.

As doenças que mais levam a família a tomar a decisão pela curatela são demência e ALZHEIMER. Há um sofrimento significativo até chegar ao reconhecimento de que o pai ou a mãe precisam de cuidados, que os filhos precisam, a partir de então, serem cuidadores dos seus pais. Neste ponto já pode haver divergências entre os filhos de quem vai assumir essa responsabilidade, quem vai acompanhar em médicos, exames, se os pais possuem renda suficiente para as despesas que estão surgindo, entre outros.

Nesse instante pode ser um facilitador na comunicação familiar a presença de uma assistente social, que ouvirá atentamente as demandas do pai ou da mãe doente, como também dos filhos que estão com a tarefa de exercer os cuidados. Alguém de fora, com experiência profissional que promova tomadas de decisões que tragam mais conforto e alivie as tensões.

No nosso parceiro, o escritório @azen_advocacia, já tivemos essa experiência, em que a assistente social numa visita domiciliar conseguiu perceber as fragilidades que o pai apresentava e, dessa forma, fortaleceu os filhos a enxergarem a necessidade de uma internação hospitalar, por exemplo.

Diante da doença, do envelhecimento e da finitude todos trazemos na bagagem crenças familiares que nos favorecem ou dificultam em direcionar as situações. Por isso, a busca de uma ajuda profissional interdisciplinar poderá ser um grande facilitador para a condução das resoluções que o caso exige.




Gostou? Então, venha conferir meus outros textos clicando no link da minha bio.


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page