Buscar

O que faz o advogado de família?

Para introduzir esta temática, em primeiro lugar, destaca-se que a DUO é uma escola que se propõe ao estudo interdisciplinar entre o direito e a psicologia, com especial atenção ao papel do advogado de família. Inclusive, existe a consultoria para este profissional, pois, em muitos momentos, ele é desafiado a lidar com as mudanças e a complexidade das famílias, conduzindo situações muito delicadas.

Porém, o que faz o advogado de família, muitas vezes, no universo coletivo, não fica muito claro!

A sociedade, de um modo geral, liga a figura do advogado de família com o conflito, exemplo: inventário, no qual se “entra em choque”, muitas vezes, as expectativas do cônjuge/herdeiros; divórcio com muita briga; disputa de guarda dos filhos; pensão alimentícia em que o binômio fica restrito a – quem paga sempre acha que é muito versus quem recebe sempre acha que é pouco; entre outros casos.

Entretanto, o trabalho desse profissional vai muito além disto. O fazer do advogado de família inicia quando recebe o contato do cliente, que, atualmente, é bem corriqueiro ser por whatsapp. Então, será agendada uma consulta para a escuta do cliente. A partir disto, o advogado vai planejar o seu trabalho, ou seja, estudar o “desejo” do seu cliente e verificar que possibilidades jurídicas existem para concretizar o “desejo”. Importante enfatizar que dentro da ética, mas respeitando o que é relevante para a situação de vida do cliente.

Por outro lado, se o cliente está sendo processado, o advogado vai realizar a escuta da sua versão para, assim, ser possível trazer hipóteses possíveis para a defesa. É muito significativo o advogado de família trazer cenários para o seu cliente analisar. Veja-se: Quanto tempo costuma levar o processo desta temática? Qual o custo financeiro do processo? Quais os possíveis resultados do processo? A partir disso, o cliente consegue visualizar o envolvimento da sua vida num processo judicial.

Durante o desenrolar de um processo judicial, que pode ser de 02 até 15 anos, o advogado de família realizará a sua atividade tanto na preparação de petições, participação em audiência, sustentação oral no Tribunal, como muitas conversas com o cliente para repensar, em algumas situações, as estratégias, ou simplesmente para dar informações da situação do processo.

Salienta-se, mais uma vez, que o advogado de família trabalha, ainda, em parceria com o seu cliente. O advogado escuta o desejo dele e busca a concretização. Mas, o cliente precisa estar engajado na estratégia apresentada pelo seu advogado de família. Isto trará efetividade e satisfação.

Por fim, a DUO defende que o fazer mais importante do advogado de família é estar aberto a trabalhar com a rede que atende o cliente. Um trabalho em conjunto levará a reflexão da melhor estratégia de condução do caso, que promoverá maior saúde integral ao sujeito.

#somosduo #direitodefamilia #direitosucessorio#advogadodefamilia #familia


2 visualizações

©  2019 por Duo Consultoria. Orgulhosamente criado com Wix.com

Rua Gen. Andrade Neves nº 90/ Conjunto 92, - Porto Alegre. RS

Telefones: (51) 99696.7541